RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

domingo, 2 de maio de 2010

Comunidade do Esco(u)tismo Lusófono

“A Comunidade do Escotismo Lusófono, ou abreviadamente CEL, surgiu oficialmente em 06 de agosto de 1995, quando os representantes da Associação dos Escuteiros de São Tomé e Príncipe, do Corpo Nacional de Escutas, do Corpo Nacional de Escutas de Guiné-Bissau e da União dos Escoteiros do Brasil assinaram a "Carta do Escutismo Lusófono", durante o 18º Jamboree Mundial, realizado na Holanda.

A finalidade da CEL é criar um espaço de diálogo entre os escoteiros e escuteiros dos países de língua portuguesa, fortalecendo a fraternidade mundial e a aproximação entre os povos.

Os membros da CEL vêm desde então trocando informações, projectos, materiais educativos, participando de eventos em conjunto e apoiando-se em eventos mundiais, além de contribuir com o desenvolvimento do Escutismo nos países onde o Movimento está em processo de implantação ou regularização.

Tradicionalmente durante os Jamborees Mundiais as Associações Escoteiras Lusófonas montam seu pavilhão em conjunto e realizam um grande Encontro Lusófono. Nas Conferências Mundiais sempre é realizada a reunião lusófona, para propor e definir acções para o seguinte triénio.”
Do sitio da CEL

Associações Membros:
Associação dos Escuteiros de Portugal – AEP
Associação dos Escuteiros de Angola – AEA
Associação dos Escuteiros de Cabo Verde – AECV
Corpo Nacional de Escutas – CNE
Liga dos Escuteiros de Moçambique – LEM
União dos Escoteiros do Brasil – UEB

Outras organizações com escutismo Lusófono:
Grupo de Escuteiros Lusófonos de Macau (GELMac)
Associação dos Escoteiros de Macau

Em desenvolvimento:Guiné-Bissau
São Tomé e Príncipe
Timor Leste

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Pontes Escutistas Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes